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Atividade física, brincadeiras e muita diversão: Saúde para nossas crianças!
24/06/2020 10:00:23

Carol é Fisioterapeuta, mãe do Pedro de 6 anos e da Clara de 2 anos. Está passando pela quarentena com a sua família, sem poder sair do apartamento (literalmente!) porque seu prédio está interditado pela defesa Civil e têm usado bastante da criatividade para fazer as crianças praticarem atividade física.

Os benefícios


As crianças são uma fonte de energia e vida! É da natureza delas estar em movimento e criatividade. Estimular e apoiar essa natureza pode ser um grande incentivo a promoção e desenvolvimento da saúde nas crianças e adolescentes.

A prática de atividade física na infância e na adolescência auxilia no equilíbrio do balanço energético e na prevenção da obesidade, melhora a circulação sanguínea e oxigenação do corpo e do cérebro, auxilia na melhora do metabolismo, no reforço do sistema imunológico, na melhora da cognição, autoestima e sentimento de bem estar.

A atividade física desenvolve a força muscular, flexibilidade e resistência, aperfeiçoa a coordenação motora, estimula o metabolismo ósseo, aumenta a capacidade respiratória e cardíaca, melhora o humor, efeitos estes a curto e longo prazo.

Ser fisicamente ativo todos os dias é importante para a promoção da saúde integral das crianças e dos adolescentes, e é fundamental que as atividades sejam prazerosas e adequadas ao estado individual de crescimento de cada criança e cada adolescente.

O que e como pode ser feito?


Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, a atividade física pode ser estimulada na vida da criança a partir do seu primeiro ano de vida. Rolar, engatinhar, andar, correr, pular e outros exercícios trazem inúmeros benefícios para a saúde.

Em tempos de avanços tecnológicos e grande disponibilidade de jogos virtuais, tablets e videogame, a prática da atividade física pode ficar um pouco mais esquecida. As crianças geralmente se espelham e se inspiram nas ações e hábitos de vida dos seus pais ou dos adultos que as cercam e, por isso, precisamos estar atentos ao que queremos passar para nossas crianças e nossos adolescentes.

Seguir uma rotina saudável com incentivo a bons hábitos alimentaresmeditação exercícios em casa para que os pequenos se mantenham ativos é muito importante para um crescimento e desenvolvimento saudável.

Mas o que fazer, e como fazer, quando se tem uma jornada de trabalho cansativa, tempo contadinho e mil coisas para resolver? E mais ainda: quando se está de quarentena, sem poder sair de casa, com duas crianças pequenas, em um apartamento?

Tá tudo bem pai e mãe, estamos juntos! Tem dias que parecemos uma família de atletas, mas tem dias que tudo vira uma bagunça! Relaxa, um dia de cada vez até que vire uma rotina gostosa!

Vou compartilhar aqui com vocês algumas coisas que estamos vivendo e que na minha experiência está funcionando!


Podemos, dentro de casa, criar um ambiente favorável e atrativo para a prática de atividade física com as crianças. Vale tudo! Vale brincadeira, dança, jogos, festa, música – o importante é deixá-los livres e à vontade diante da atividade.

Determinar um horário do dia para realizar a atividade física é bem interessante e funciona. Por exemplo, às 10 horas da manhã nos reunimos na sala e fizemos a chamada para a hora do exercício. Colocamos uma música legal, que as crianças gostam, e observamos como elas reagem. E então propomos a eles a nossa série de exercícios, e os realizamos.

Esses exercícios geralmente duram de 10 a 15 minutos, e envolvem polichinelo, agachamento e flexão. As crianças geralmente reproduzem estes exercícios e aos poucos entram no clima! A partir daí, nós deixamos a imaginação e a criatividade fluir! Às vezes vira uma bagunça, outras vezes conseguimos fazer e criar exercícios super legais!

É importante darmos a direção para eles ao mesmo tempo que estamos atentos ao fluxo, ao que as crianças querem nos dizer e mostrar! Muitas vezes eles tem idéias e invenções mais legais e divertidas do que a brincadeira que queremos propor para eles!

Vou citar aqui algumas atividades que nós e as crianças desfrutamos juntos e que podem ser super legais para vocês também!



  • Atividades que envolvam habilidades motoras como correr, dançar, rolar, pular podem ser super divertidas e dinâmicas. Elas estimulam a criatividade, atenção e motricidade global e focal, lateralidade, desenvolvimento espacial e corporal!

  • Criar circuitos, com bambolê, almofadas, garrafas pet vazias, ou utilizando os próprios brinquedos como obstáculos e barreiras para atravessar podem ser muito divertidos! Deixe a criança criar e ajudar na construção!

  • Atividades de acertar no alvo, por exemplo acertar tampinhas de garrafa, bolinhas de plástico ou de papel dentro de copos plásticos (ou outros recipientes); usar garrafinhas plásticas em pé como alvo e, para acertar dentro delas, podemos usar argolas ou o miolo do rolo de fita adesiva;

  • Corrida de saco usando fronhas de travesseiro e almofadas.

  • Salto em distância no colchão, marcando com fita adesiva o salto de cada um para estimular habilidades motoras do movimento, força e flexibilidade;

  • Brincadeiras de mímicas com temas, por exemplo, de animais ou de personagens. Estimula a linguagem e consciência corporal;

  • Brincadeiras de corrida de revezamento, onde se passa e recebe bolinhas ou bastões;

  • Arremesso de bola no cesto ou balde para estimular a concentração e coordenação motora;

  • Futebol de bola de papelão,

  • Brincadeiras de quem junta os brinquedos mais rápido depois do apito ou de quem acha mais bolinhas da cor verde, por exemplo em um determinado tempo;

  • O mestre mandou: correr, pular em um pé só, bater palmas, levar a mão no pé, sentar e levantar…


São muitas brincadeiras que podemos criar em forma de exercício! Se abrirmos um espacinho na nossa rotina para a atividade física e junto trouxermos nossos filhos, o que é para ser um importante benefício a nossa saúde vira também um momento de muito amor, alegria e união!

Fonte: https://www.explot.com/atividade-fisica-brincadeira-diversao-criancas-quarentena/

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