favorite Faça parte do Clube Zastras e tenha benefícios exclusivos favorite

Leitura em família é sempre uma boa ideia!
17/05/2020 20:00:44



Você conhece bem as suas crianças (o que gostam, que brinquedos têm). Então, faça um combinado de ficarem brincando com o que vocês estipularem por cerca de meia hora que depois você vai ter um intervalo para brincar com eles (fun time). Então, aproveite essa meia hora para se concentrar e produzir o tanto que for possível. Depois, cumpra o que prometeu com as crianças e divirta-se com elas.

Se conseguir ir para o ar livre, ótimo. Claro, sempre evitando lugares com aglomerações, mas se conseguir dar uma volta na quadra e respirar um ar fresco com eles, é muito bom. Alivia o estresse de todos. Mesmo morando em apartamento, cuidar de plantas é sempre uma boa ideia e os pequenos adoram (teens também).

Queimem energia juntos (você já aproveita para fazer um exercício): polichinelos, flexão, tocar os dedos dos pés com os das mãos, dançar, o que achar mais interessante. Aproveite para fazer a contagem dos exercícios juntos, depois intercalando, cada um fala uma vez. Um pouco de yoga e meditação todo dia também melhora o ânimo da família toda.

Leitura

Que tal um mínimo de 15 minutos de leitura para todos? Depois de ler, compartilhem o que leram. Também vale ler em voz alta para todos. Dar valor à leitura é muito importante.

Tempo de silêncio

Separe um pouco de tempo para atividades silenciosas, como leitura, desenho, soneca, escrita. Muitos talentos vão ser revelados nesse período em que a criatividade e o convívio em casa são estimulados.

Criatividade

Mostre músicas da sua infância, procure a letra e cantem juntos. Pergunte sobre as músicas que as crianças gostam e façam um show de talentos (pode ter fantasia, pintura, depende do tempo para essa atividade).

Desenhos em família, contação de histórias (suas ou inventadas), dança, pintura, tudo isso estimula a criatividade e dá mais referências para as crianças.

Fazer uma receita juntos e pedir ajuda para os vovôs (por Facetime, claro) não tem como dar errado. E o melhor, fortalece os laços. Também é legal aproveitar esse tempo juntos para ensinar alguma coisa. Vai depender da idade da criança, claro, mas dá para ensinar a costurar, tricotar, misturar cores, fazer massinha caseira…

Jogos

Tire os jogos de tabuleiro do armário e ensine outros para as crianças (lembra da forca? Do STOP? Do jogo 5 em 1?). Resgate as brincadeiras analógicas da infância, como o jogo das Cinco Marias ou qualquer outro. Se não lembrar, dá uma ligadinha para os avós.

Telas

As telas não são inimigas se forem usadas com responsabilidade. Ponha as crianças para ajudar com algumas tarefas da casa em troca de “tempo de tela”. Assim, elas ficam mais animadas em ajudar. Com esse “screen time” delas você consegue adiantar as suas coisas. Assistir a um vídeo onde aprendam alguma coisa no Youtube, jogar videogame juntos e curtir um filme em família também são boas alternativas de uso saudável das telas.

Seja realista

Não tem como ser super produtiva (o) com este cenário de emergência. Vamos ser realistas e lidar com a rotina como ela se mostra. Todos estão tentando o seu melhor. Manter a calma e se afastar antes de entrar em conflito (ou gritar com as crianças) é a melhor alternativa. Uma hora esse contexto emergencial vai passar e as coisas vão voltar ao normal. Foque nas prioridades e deixe algumas coisinhas passarem.

E você? Tem mais alguma dica? Como está sendo essa experiência?

Fontes: Casa e Jardim, Lisa Tanner Writing

Conheça nossos produtos

Temos uma linha de produtos por idades, temas e habilidades importantes.

Para compartilhar

Veja produtos para desenvolver esta habilidade.

Encontre o Presente

Diga como é a criança e a gente traz a dica de brinquedo para você.
Presentes