favorite Faça parte do Clube Zastras e tenha benefícios exclusivos favorite

Afinal, porquê ler?
27/04/2020 21:00:45



A importância da leitura para crianças é significativa, pois ao fazer da leitura um hábito, você é capaz de formar um cidadão mais crítico e criativo.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado com gêmeos idênticos no Reino Unido mostra que ler bem no início da infância pode afetar positivamente a inteligência da pessoa para o resto da vida.

A pesquisa, conduzida pela Universidade de Edimburgo e pela King’s College de Londres, comparou o nível de leitura de 1.890 pares de irmãos por nove anos. Constatou-se, assim, que os indivíduos que se davam bem com os livros a partir da fase de alfabetização desenvolveram habilidades cognitivas superiores na adolescência.

Assim sendo, para tornar a leitura um hábito do seu filho, é necessário estimular a relação com os livros antes mesmo deles decifrarem o alfabeto e ir para a escola. Para isso, a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível.

Neste artigo, a Zastras explica a importância da leitura para crianças e como incentivá-la dentro de casa. Confira!

A leitura possibilita o desenvolvimento pessoal e intelectual

Ao incentivar uma rotina de leitura para o seu filho, você estimula o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional dele.

Isso porque através da leitura fica mais fácil desenvolver habilidades de comunicação, sociabilidade e outras competências essenciais para a manutenção das relações pessoais e profissionais.

Ler apura o senso crítico

Todo leitor assíduo tem grande capacidade de desenvolver o senso crítico. A criticidade é muito importante para o progresso intelectual do seu filho, pois possibilita uma melhor construção da argumentação e da opinião.

Os livros são ótimas ferramentas de entretenimento

Tablets, computadores e videogames são muito divertidos, mas por que também não estimular o entretenimento por meio das páginas?

São muitos os estilos e histórias, logo, quando a criança tem o hábito da leitura, sempre terá contato com diferentes assuntos e temáticas, evitando o tédio e ampliando horizontes.

O repertório e o vocabulário são ampliados com a leitura

Outro grande aspecto de importância da leitura para crianças está na ampliação do repertório, ou seja, do autoconhecimento e conhecimento de mundo.

Ler amplia as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio.

Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.

Outro ganho está no crescimento do vocabulário. A leitura possibilita que os pequenos conheçam palavras novas, aprimorem a gramática e entendam a norma padrão da língua portuguesa.

A escrita também é beneficiada pelo hábito

Uma das demandas mais desafiadoras da vida escolar das crianças é, sem sombra de dúvidas, as redações.

Dessa forma, outro ponto de grande importância da leitura para crianças é a facilidade para o desenvolvimento de questões discursivas.

Como falamos no tópico anterior, a leitura é a peça-chave para o desenvolvimento da capacidade linguística, por incrementar o vocabulário e expandir as habilidades de interpretação e criatividade.

Assim sendo, a leitura estimula a capacidade de criação, permitindo que os pequenos elaborem mais facilmente suas próprias histórias.

Com a leitura, seu filho tem menos dificuldades na escola

Toda e qualquer disciplina escolar, para ser aprendida, necessita da capacidade de interpretação - outro aspecto de grande importância da leitura para crianças.

Como o hábito da leitura aprimora a habilidade de comunicação e interpretação, a criança acaba tendo maior facilidade ao aprender os conteúdos em sala de aula.

O afeto da criança é desenvolvido a partir da leitura

Os livros são instrumentos relevantes para liberar a emoção de quem os lê. Assim sendo, lendo as narrativas, as crianças podem sentir medo, excitação e compaixão, bem como vários outros sentimentos importantes para seu desenvolvimento pessoal e social.

Entendida a importância da leitura para crianças, é hora de incentivá-la!

Nunca é cedo demais para estimular a imaginação das crianças. Os pais podem contar histórias para seus filhos ainda bebês.

Nessa fase, é claro, as narrativas devem ser mais leves e lúdicas. Conforme for ocorrendo a alfabetização, há margem para expandir o nível de dificuldade da leitura.

A Zastras incentiva a leitura desde os primeiros anos de vida. Pois os pequenos leitores se tornarão grandes adultos que vão compartilhar conhecimento com outras crianças.

Fonte: Team Tex

Conheça nossos produtos

Temos uma linha de produtos por idades, temas e habilidades importantes.

Estímulo a leitura

Veja produtos para desenvolver esta habilidade.

Encontre o Presente

Diga como é a criança e a gente traz a dica de brinquedo para você.
Presentes